04 set • 2018

Bistrô Ambrosia – um bocadinho do manjar dos Deuses

“… As estradas que a culinária chilena mostra em Santiago são agora mais variadas e frequentadas do que nunca, embora seja tão nova que alguns jovens chefs já são clássicos. Acontece com Carolina Bazán e Rosario Onetto, responsáveis ​​pelo Ambrosía, em Vitacura. Sua maneira de atualizar a cozinha chilena ganhou em frescor e naturalidade para realizar uma proposta vibrante e muito divertida … ” 

Ignacio Medina em Diario El País, Espanha – 22 de abril de 2016

O Ambrosia Bistrô é assim: claro, clean e honesto. O que separa a cozinha do salão é apenas um balcão e o show de panelas acontece para todos poderem assistir de camarote.

Tive o prazer e honra de conhecer o Bistró Ambrosia em maio deste ano, e peço-lhes desculpas por demorar tanto em compartilhar a experiência que tive nesse cantinho especial de Santiago, mas quero-lhes dizer que tenho alguns motivos e dentre eles: o fato de não conseguir achar as palavras certas para expressar o que vivi/senti em cada minuto das poucas horas que estive por lá.

Atenção, transparência, verdade: a cozinha comporta uma equipe enxuta, mas super segura. Todos em sintonia e com um astral lá em cima.

Eu já namorava de longe o trabalho da Chef Carolina Bazán, já tinha lido em muitos lugares suas conquistas, e eu sempre fui do tipo de pessoa que gosta de ir conhecer o trabalho daqueles que estão sendo exautados pela crítica.

Vou lhe contar um tico da história dela: o trabalho de Bazán, começou há mais ou menos 15 anos quando abriu junto com sua família o Restaurante Ambrosia, no centro de Santiago. Ali já ficava claro um dos motivos: família; unida por um mesmo propósito, resgatar suas raízes e compartilhar em forma de sabor.

Nesse período faz muitas viagens – Perú, Brasil, Itália e Tailândia, mas é em 2010 que Bazán resolve se aprofundar e se formalizar na profissão em Paris, passa pelo Frenchie Restaurant, com o chef Gregory Marchand. E aí meus queridos, quando retorna ao Chile em 2013, reabre o Ambrosía em novo endereço com um novo conceito, mas sem esquecer suas raízes.

A cozinha do Ambrosía e do Bistrô é basicamente: a essência familiar de Carolina Bazán, suas experiências de vida em forma de técnica, cor, textura e sabor.

O Ambrosía Bistrô nada mais (me perdoem, mas: ele é tudo e mais um pouco..) que: um ambiente acolhedor, intimista pequeno e especial com a excelência da alta cozinha, de forma amigável e única.

Especialmente no Bistrô, além de ter um menu elaborado por temporada, principalmente baseado nos insumos e ingredientes da estação, há a preocupação com a inovação e com o desenvolvimento de novas técnicas, como a maturação de carnes secas.

Um Little Moscow Mule (esquerda), e um delicioso drink de Melancia e Vodka (direita). Refrescância que o Mês de Maio pedia na hora do almoço.

E poder assistir o verdadeiro ballet de caçarolas, panelas, colheres, facas e ingredientes – foi a coisa mais linda que vi em minha vida. O mais leal foi ver como toda equipe do bistrô em sintonia junto à sua líder. Carolina chegou um pouco depois que eu e Neto, já estávamos bebericando uns drinks feitos pelo excelentíssimo Sebastian muito simpático, carismático e incrível bartender; e já tínhamos saboreado as nossas entradas e tínhamos acabo de pedir os pratos principais: eu fui de Pasta Fresca e Neto de Salmão.

Ceviche Cítrico – refrescante, equilibrado, aromático e muito saboroso. O consomé de Laranja e Sorbet além de trazer a acidez necessária, tinha um toque levemente doce da fruta.

Croqueta de Porco: mega crocante, super sequinho e bem recheado.

Eis que ela pediu para preparar o Salmão – delicadeza, precisão, cuidado e ao finalizar, quanta emoção senti, concentração e foco. Sei que viria do mesmo jeito e até o mesmo sabor se a sous chef tivesse preparado, mas poder a idealizadora, a Chef e a profissional que tanto admirava sem nem ao menos conhecê-la, foi especial.

Minha massa fresca, estava fantástica: Spaghetti Caseiro, Morchelas, Feijão Silvestre e Bacon. Uma mescla fantástica, única e deliciosa.

O Salmão que Neto pediu tive que provar: suculento e deliciosa, de uma delicadeza só. Acompanhado de três tipos de purê: Banana, Berinjela Smoking e o outro que não me lembro, mas estava fantástico.

Mas, para quem pensa que uma boa cozinha é apenas boa pela comida se engana, com a premiada sommelier Rosario Onetto à frente na elaboração das cartas de vinhos, tanto do Restaurante quanto do Bistrô, uma seleção perfeita para harmonizar e casar perfeitamente os sabores dos pratos e com as bebidas. E depois de dar uma olhadinha, realmente não tinha como não me apaixonar por essa dupla. (vi as vinícolas que tem cantinho guardado em meu coração: VIK, El Principal, Leyda Loica, Pérez Cruz, Tres Palacios…)

Pannacotta deliciosa, em um consomé cítrico e refrescante. E uma Tuille crocante e amanteigada: divina.

E para adoçar ainda mais meu dia: Whiskey, Mel, Praliné, Pólen e Espuma de Leite – resgatando um sabor da infância na loucura da rotina adulta.

O dia ficou completo e cheio de emoção, quando Carolina Bazán, chef e escritora – sim, ela já escreveu m livro junto com Rosario – tirou uma foto comigo para que eu pudesse guardar nas minhas memórias este momento com tanto carinho.

São 04 anos consecutivos na lista dos 50 Melhores da América Latina e acredito que ainda vamos ouvir muito falar desse ‘Manjar de los Dioses’.

Instagram: @bistro_ambrosia

Onde: Av. Nueva de Lyon 99, Providência – Região Metropolitana de Santiago.

#bistronomy

Comentários