18 nov • 2018

Para refrescar – especial: Sorvetes em Santiago, Chile

A gente sabe que na Primavera as temperaturas começam a subir, os dias de céu azul limpo e sol a brilhar surgem para nos alegrar, e as flores para colorir pode onde a gente andar. 

E nada melhor que um Sorvete bem preparado, refrescante e saboroso para amenizar as temperaturas e sol radiante sobre nossas cabeça né verdade? Então, foi pensando em vocês, seguidores que estão por vir à capital chilena nos meses de Novembro à Março (mas, calma, também pensei nos seguidores que vêm no período de Outono-Inverno), que montei uma listinha de 14 Heladerías – sorveterias e gelaterias, sim, 14 LUGARES favoritos que me encanta saborear um cono/barquillo (casquinha) ou um vasito (potinho).

– organizei por ordem de endereços, partido de Santiago Centro, assim acredito que na hora de colocar no Google Maps, facilitará a vida de vocês – 

Gelateria Mò: Bellas Artes

Cremoso e delicioso

Localizada no Bairro de Bellas Artes, entre o fundo do Cerro Santa Lucía e o Museu de Bellas Artes, e muito próximo do Castillo Forestal e Parque Forestal, a gelateria tem sabores interessantes como Cappuccino e, além de uma casquinha deliciosa.

Emporio La Rosa: Lastarria

Na lista das 25 melhores heladerías do mundo, o que me chama atenção são os sabores bem refrescantes e exóticos, mas surpreendentes e deliciosos, como Framboesa com Menta e o de. Também adoro as Paletas de Casquinhas de Chocolate e com seu interior super cremoso.

Já no tradicional e bairro turístico Bellavista, comuna de Providência, encontramos duas das minhas favoritas opções:

Gracia Helados Artesanales

Ao fundo do Pátio Bellavista e muito próximo da entrada para o Funicular, na esquina e ninguém diz nada, mas a vitrine que toma praticamente a porta do local, é convidativa e nos traz os melhores sabores de Doce de Leite com Lúcuma, e o de Mascarpone com Frutos do Bosque – meus favoritos.

Já no complexo gastronômico Patio Bellavista, a Il Maestrali que existe a 60 anos e mais de 10 no Chile, capricha nos sabores de Galletas, Mirtilo com Iogurte…

La Escarcha: Providência

Com dois endereços bem próximos na parte central da comuna de Providência, comuna que antigamente residiam a alta sociedade santiaguina, hoje escolhida pelos turistas por ficar localizada entre as comunas centrais e históricas, e as comunas mais modernas e mais novas.

El Taller: Providencia

Framboesa

Em seu menu é explicito, a base de seus sorvetes é água, logo intolerantes podem desfrutar escolhendo os sabores certos, até porque há sabores como chocolate ao leite, cookies n cream, e demais outros, podem sim conter leite em sua composição. Mas, minha escolha sempre será o de Framboesa, é surpreendente tamanha cremosidade, sabor e suculencia.

Gelateria Sebastian: Providencia

Foi uma das primeiras heladerías que fiz questão de conhecer quando cheguei em Santiago há um ano atrás, localizada numa rua perpendicular à principal de Providencia, tem uma terraza – varandinha – em frente e super aconchegante. A cremosidade do helado é incrível e o sabor bem delicado. Meu favorito: Manjar (doce de leite).

Descendo um pouco a Comuna de Providencia e chegando no limite com a comuna de Ñuñoa, no Bairro de Santa Isabel, ou melhor, atualmente conhecido como Barrio Italia, encontramos diversos lugares para saborear helados.

Heladería Lusitano

Snickers

A Heladería fica logo na frente

Localizada na porta do restaurante Lusitano, com fachada preta, o que chama atenção é o néon colorido em forma de sorvete. Isso eu enxergo de longe. O local é uma graça, e tem uma terraza incrível, o restaurante é super bem decorado e o clima é super cool.

Gelateria Firenze

Chocolate, Amendoim e Doce de Leite

Kiwi

O interessante dessa gelateria é que eles produzem a casquinha do sorvete vegana, o bubble waffle sem lactose e muitas opções de sabores de gelato à base de água.

Festa Gelatería

Na calle principal, av. Italia, uma portinha com um montão de gente fazendo literalmente a festa com seus gelatos. Sempre encontrei cheia e nunca consegui ir, até que resolvi enfrentar o mundaréu e saborear por recomendação da minha amiga e blogger @melpuente o helado de Maracujá, porém no dia em que fui não tinha, já que eles mudam constantemente os sabores durante as semana. Mas, o que provei estava realmente: MA RA VI LHO SO – textura, sabor e criatividade, a gente vê por aqui.

Helado de Ultravioleta – lembra lavanda, e Berries. The Best!

Seguindo para Las Condes, outra comuna bem frequentada por turistas: primeiro porque na av. Isidora Goyenechea tem restaurantes super bem procurados, como a famosa Pizzeria Tiramisù; segundo porque é a comuna que está localizado o Mall Parque Arauco e o Parque Araucano, e os turistas se encantam.

Moritz Eis

Pêssego com Manjericão, e Framboesa

Com uma proposta de trazer helados e sorbets 100% naturais e premium, a marca nasceu na Sérvia e segue os princípios do movimento Slow Food, tentando também se envolver e respeitar os produtos locais em que suas unidades estão inseridas.

El Toldo Azul

Não sei porquê, mas as portinhas me encantam, e não seria diferente com a El Toldo Azul, que como o nome já sugere, o toldo azul no meio de uma avenida como a Isidora, chama atenção. Aqui, os sabores de Limão Siciliano com Menta e Gengibre, e o de Caramelo Salgado, assim como o de Cappuccino e o de Morango com Rica Rica e Mel (rica rica é uma erva do Atacama, bem aromática no paladar).

Fillipo: Las Condes (mas tem 02 uidades em Providencia, 01 em Ñuñoa e 01 no Barrio Yungay)

Pensem num sorvete cremoso e saboroso? Que faz a gente suspirar? Sabores mais conhecidos, menos ousados, mas creio que por optarem por sabores mais assim, fazem muito bem feito. O de Banana compondo a sobremesa com Brownie, o de Chocolate e o de Tres Leches, e o de Framboesa (amo sorvete de framboesa) – são os meus favoritos nessa sorveteria.

O que separa Las Condes de Vitacura são duas avenidas, e bem próximo do Mall Parque Arauco mais ou menos 6 minutos de carro, está localizada uma heladería e chocolateria que mistura Brasil e Bélgica, em um ambiente onde o geladinho dos sorvetes se tornam quentes com os chocolates.

Gelatoxocolat: Vitacura

Kiwi com Ervas

À frente dos preparos dos gelatos, Mathieu Michel – o chef sorveteiro – já tem seu nome estampado e conhecido por Santiago, passou pela El Toldo Azul e pela Soy Churros, e em seu projeto, junto com Carolina Labaki, chef patissier e chocolatier brasileira vem fazendo uma revolução nesse setor da Confeitaria. Ousadia, criatividade e inovação nos sabores, com técnicas surpreendentes e pitadas de alta qualidade, ingredientes naturais, sem conservantes e aromatizantes.

 

 

Comentários