14 jan • 2019

Sobremesas alcoólicas: 3 ideias para você se inspirar

Por: Gabriela Westphalen 

 

As festas de fim de ano estão chegando, e o que não falta nessas ocasiões são as deliciosas ceias, boas receitas de drinks e é claro, uma sobremesa bem gostosa para finalizar a noite em grande estilo. Afinal, como resistir ao tradicional doce após a refeição, não é mesmo?

E, unindo os drinks saborosos com os doces que não abrimos mão, a seguir você confere algumas ideias de sobremesas alcóolicas para inovar no cardápio e surpreender os convidados. Então, se você também veio “só pela sobremesa”, pegue a caneta e o papel e anote as dicas a seguir!

Pudim de Cerveja

Imagem: Lebensmittelfotos/Pixabay

Essa receita une o útil ao agradável, tornando a clássica e maravilhosa receita de pudim de leite condensado em uma versão turbinada que leva cerveja, a bebida queridinha do povo brasileiro.  Vamos aos ingredientes?

  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida (da lata de leite condensado) de leite
  • A mesma medida (da lata de leite condensado) da cerveja de sua preferência
  • 4 ovos
  • 2 xícaras de açúcar

Para a calda:

Coloque o açúcar em uma panela e mexa sem parar em fogo baixo até dissolver os pedaços maiores de açúcar que podem se formar. Em seguida, desligue o fogo e adicione uma xícara de água aos poucos, sem parar de mexer. Em seguida, ligue-o novamente (sempre em fogo baixo) e mexa por mais um minuto.

Modo de preparo do pudim:

No liquidificador, adicione o leite condensado, o leite, os ovos e a cerveja e bata até formar uma mistura homogênea. Depois despeje-a em uma forma previamente caramelizada com a calda que você fez, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus em banho maria até que o pudim asse por completo. Depois é só colocar na geladeira e ter cuidado na hora de virar a forma no prato para servir, para manter o formato certo! Se você utilizar uma cerveja tipo lager e seguir as quantidades dessa receita, você terá um pudim com teor alcóolico médio de 11%.

 

Trufas de Whisky

Imagem: katetsib/Pixabay

Existem diversas receitas de drinks com whisky, entretanto poucos sabem que esse destilado também pode ser adicionado em uma sobremesa para dar aquele toque especial. Nesse caso, essa bebida e o chocolate combinam perfeitamente bem e fazem o maior sucesso nas comemorações de final de ano! Confira a receita:

  • 250 g de biscoito tipo Champagne
  • 100 g de açúcar impalpável (mistura de açúcar de confeiteiro com algum amido)
  • 3 colheres (chá) de chocolate em pó
  • 100 g de amêndoas moídas
  • 100 g de nozes moídas
  • 150 g de chocolate meio amargo picado
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 40ml de whisky
  • ¾ de xícara de manteiga derretida

Triture os biscoitos em um processador (ou à mão com um rolo de macarrão se preferir) até formar uma farofa. Junte as amêndoas e as nozes e misture bem, em seguida, reserve. Peneire o açúcar e o chocolate em pó em outro recipiente e deixe de lado também.

Sem parar de mexer, leve o creme de leite fresco ao fogo baixo até que comece a levantar algumas bolhas. Em seguida, desligue e adicione o chocolate picado, mexendo até que ele derreta por completo. Adicione a farofa reservada e misture bem, em seguida, coloque o whisky e a manteiga derretida. Com ajuda de uma colher, faça as trufas e passe no chocolate em pó, no açúcar ou nas nozes, se preferir. Depois é só levar para gelar por 6 horas antes de se deliciar e surpreender seus convidados! Seguindo essa receita, a mistura completa (massa da trufa) terá um teor alcóolico aproximado de 12,64%. 

 

Mousse de maracujá alcoólica

Imagem: tortugadatacorp / 112 imagens

A mousse de maracujá já possui aquele gostinho mais ácido, que contrasta com o doce trazendo equilíbrio. E com um toque a mais de vodka, essa receita fica ainda mais saborosa e refrescante, perfeita para o verão!

Você precisará de apenas:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 ou 3 maracujás (mais ou menos 200 ml de suco natural)
  • 1 dose (40ml) de vodka

Agora o preparo também é bem simples!

Bata a polpa do maracujá no liquidificador e peneire bem para tirar todas as sementes (que podem ser guardadas para enfeitar o mousse posteriormente). Em seguida, bata o creme de leite, o leite condensado e o suco de maracujá peneirado. Por fim, adicione a vodka e misture bem.

Despeje a mistura em uma taça maior ou em porções individuais e leve à geladeira por 3 ou 4 horas para endurecer. Antes de servir, decore com as sementes do maracujá e sua mousse estará pronta para ser devorada!

Se não for muito fã de maracujá, você pode usar outras frutas, como o limão e substituir a vodka por cachaça, tornando uma das receitas de drinks mais famosas do Brasil, a caipirinha, em uma deliciosa sobremesa! A dica preciosa para uma mousse perfeita é servir bem geladinha! Seguindo esta receita, você prepara uma mousse com aproximadamente 12,64% de teor alcóolico.

Gostou? Se quiser mais dicas para receitas de drinks e até inspirações para coquetéis, aqui você confere muitas ideias! Agora é só colocar a mão na massa e deixar todo mundo com água na boca com essas deliciosas sobremesas alcoólicas, que certamente farão o maior sucesso tanto com os amantes de doces, como os de bons drinks!

 

*Imagem Destaque: Daria-Yakovleva/Pixabay

Comentários